Acesso direto aos videos em destaque nesta sessão.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

NAPALM DEATH : Os senhores do "Grind Core".


O Napalm Death como citado em nossa matéria sobre o estilo denominado “grind core” foi a principal banda que deu o pontapé inicial ao estilo,desde 1983 até os dias de hoje na ativa sempre com a mesma sonzera arregaça crânio,com varias mudanças na formação e também no seu estilo,mas nunca abandonando a veia grind que os consagrou mundialmente aqui em nosso velho mundo.
O Napalm Death foi formado em 1982 na cidade de Birmingham no Reino Unido.
A banda foi formada originalmente por;Nic Bullen e Miles Ratledge,ainda estudantes na epoca,tinham entre 13 e 14 anos.
O duo sempre ensaiava no quarto desde de 1980,e como uma extensão de seu fanzine colocavam vários nomes na banda,nome como;Civil Defence,The Mess e Undead Hatred,ate que em 82 eles decidem optar por Napalm Death.

A banda a principio se inspirava na cena punk,principalmente das bandas de anarcopunk como Crass e Rudimentary Peni.
A banda grava algumas demos em 1982 e em 1983 no qual uma das canções participou da gravação da coletanea BULLSHIT DETECTOR VOL.3 lançado pela gravadora Crass Records em 1984. No entanto,a banda fez apenas uma apresentação em 1984 (um show beneficiente em apoio a uma greve de mineradores que teve na epoca).
Enquanto isso,um jovem guitarrista de Birmingham chamado Justin Broadrick andava tocando  com uma banda chamada Final,Nic Bullen o conheceu em uma repartição de cassetes e gravações em uma loja no começo de 1983,onde simpatizaram-se pelo interesse musical em comum.

Justim se juntou a Nic e Ratledge no Napalm Death e começaram a moldar o som que fez com que o Napalm Death ficasse mundialmente famoso,pegaram o punk rock mais brutal da epoca misturaram o hard core e colocaram a pitada de thrash metal da epoca.
Com esta formação e som,gravam a demo "Hatred Surge" isto em 1985.
Logo depois do lançamento desta demo e de inumeros shows naquele ano,Ratledge decidi sair da banda,em seguida um fan da banda chamado Mick Harris,assume a batera e o som começa a ter uma pegada com mais metal.
A banda faz muitas apresentações em 1986 e grava mais uma demo tape intitulada "From enslavement to obliteration" no mesmo ano que seria o lado a do vinil "Scum". Esta de demo tape foi financiada por Digby Pearson propietario do  ate então pequeno selo Earache Records,no entanto a banda tem uma troca intensa de integrantes. Bullen fica frustrado com a direção musical que a banda estava tomando e acaba parando de tocar baixo somente ficando no vocal,para a função de bassman chamam Jim Whiteley.
Napalm Death em 84/86 (contracapa do "scum")

Broadrick recebe uma oferta para entrar na banda Head of David,e ai a banda fica sem o guitarrista.
Depois da saida de Broadrick sai tambem Bullen que deixa a musica de lado para cursar literatura inglesa e filosofia,voltando alguns anos depois no Scorn que contou tambem com Mike Harris isso numa outra epoca.
Logo apos a saída dos 2 membros,entra então Bill Steer que era guitarrista da banda Carcass,fato esse que gera uma forte união entre as duas bandas e Lee Dorrian assume como novo vocalista,com essa fudida formação entram em estudio em maio de 1987 e gravam o que seria o lado b de "Scum".
A banda lança "Scum" pela gravadora Earache Recs;e lança um album seminal para o "grindcore" e a musica extrema mundial.
Depois do lançamento do album,mais uma troca de integrantes sai Jim Whiteley e entra no seu lugar um outro grande fan da banda que tocava bateria no Unseen Terror o grande Shane Embury assumindo o baixo.
Apos uma sequencia de apresentações e algumas participações em coletaneas e duas Peel Sessions e tambem um split album com a banda japonesa S.O.B. ,eles entram em estudio novamente no mesmo estudio aonde pariram "Scum" e parem outra desgraceira do "grindcore" o grande "From Enslavement to Obliteration" que seguiu a linha do lado b do "Scum",deferindo apenas de uma produção um pouco melhor.
Nesta epoca participam de um evento numa emissora britanica na emissora BBC Britanica chamado BBC´s Arena Heavy Metal Special que aumenta a sua popularidade ,nesta epoca saem em turne pelo mundo inteiro.
Mas chegando da tour no Japão Bill Steer e Lee Dorrian deixam a banda para seguir outros projetos e na sequencia entra então Jesse Pintado (ex-Terrorizer) e o vocalista Mark "Barney" Greenway (ex-Benediction).
Com esta nova formação entram em turne com as bandas Bolt Trower e Morbid Angel formando  a Grindcrusher Tour uma tour devastadora.
Apos esta turne resolvem agregar mais um guitarrista chamado então Mitch Harris (ex- Righteous Pigss) e então começam a compor para o novo album que tem a produção de Scott Burns no famoso Morrisound Studios na Florida e dali saem com Harmony Corruption passando a dar mais peso as guitars mas sem abandonar o "grindcore" de sempre,saem em mais uma turne mundial passando pelo Brasil ao lado de Ratos de Porão e Sepultura e gravam esse material em vhs e lançam o video oficial Live Corruption.
Mick Harris é o próximo a deixar o Napalm Death um pouco descontente com a sonoridade que a banda anda tendo e em seu lugar entra Danny Herrera.
Com essa formação eles permanecem soltando grandes petardos de respeito a musica extrema mundial até o ano de 2004 quando o guitarrista Jesse Pintado deixa a banda declarando que estava cansado da banda e queria começar algo novo.
A banda permanece apenas com um guitarrista e gravando seus petardos com varias participações especiais.

Em 2005 o Napalm Death retorna ao Brasil para participar do The Age Of Violence Metal & Hardcore Fest com a participação das bandas Caustrofobia,Subtera e outras.
O lendario Napalm Death esta dando os toques finais em seu 14º album a nova peça tem o nome de "Utilitarian" e chegara as lojas em 27 de fevereiro de 2012 atraves da gravadora Century Media,a arte da capa se encaixa perfeitamente ao temo do album e foi feita pelo artista dinamarques Frode Sylthe.


O vocalista Barney Greenway explica sobre o título do álbum e conceito: "Depois de alguma deliberação, decidimos  sobre" uitilitarian", como o título do álbum Nós geralmente tentamos evitar títulos genéricos, e isso parecia ter muito espaço para ele. Eu não vou explicar o significado pleno do utilitarismo aqui porque é uma teoria ética,e  ir a profundidade da teoria torna o debate em torno dela bastante pesado às vezes. "
O NAPALM DEATH já esta confirmado para os festivais  Wacken Open Air 2012, Hellfest, Deathfest Maryland e outros.

DISCOGRAFIA DO NAPALM DEATH :
Scum (1987)
From Enslavement to Obliteration (1988)
Harmony Corruption (1990)
Utopia Banished (1992)
Fear, Emptiness, Despair (1994)
Diatribes (1996)
Inside the Torn Apart (1997)
Words from the Exit Wound (1998)
Enemy of the Music Business (2000)
Order of the Leech (2002)
Leaders Not Followers: Part 2 (2004)
The Code Is Red...Long Live the Code (2005)
Smear Campaign (2006)
Time Waits for No Slave (2009)
Utilitarian (2012-ainda não lançado)



Fontes de Pesquisa:
NAPALM DEATH  OFFICIAL SITE




Por Alexandre Chagas (AC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário